Dez anos de Internet

Leitura de 4 minutos

Não é todo dia que se pode comemorar uma aniversário de uma década, ainda mais comemorar aniversário de dez anos navegando na internet.

Ah, quantas horas já dediquei a este mundo paralelo, e inseparável, durante todo este tempo? E quanta coisa mudou, hein? Coisas que a gente acaba se esquecendo, e outras que parecem terem sido inventados logo depois da roda e já estarem presente quando nascemos.

1997 – Internet, AOL e Biscoitos

Em 1997, ainda bastante criança, já havia sido tentado pelos prazeres da internet mesmo sem nem fazer idéia do que ela pudesse fazer por mim, através dos CDs com dias e horas de internet grátis da AOL. CDs que depois viriam fazer parte de uma coleção de vários, nunca utilizados, pois em 1997 o custo de uma linha telefônica ainda era muito alto. Acredito que teria sido muito mais inteligente enviar estes CDs com conexão grátis para aqueles que já possuíam o telefone, não acha?

Por volta do fim de 1999 já com uma linha telefônica, ouvi aquele som estranho, perguntei o que era, e meu pai respondeu é o som do modem conectando.

Demorou um pouco mais, mas depois de alguns meses ouvindo esse som, tive a curiosidade de descobrir este mundo estranho chamado internet.

2000 – Primeiras Experiências com internet

Em 2000, o ano em que os Jetsons previram que veículos particulares estariam voando, comecei a utilizar a internet para fins escolares já que enciclopédias distribuidas em CD’s, como a Encarta 2000 da Microsoft, já estavam desatualizadas junto com o lançamento.

Como estudante fazia apenas pesquisas, uma vez que a conexão discada não permitia muito mais que isso, utilizava um buscador bastante simpático e avançado para época chamado Radix, hoje extinto, talvez pela eficiência do Google.

Lembro também das febre dos discadores, onde todas as empresas do setor desejavam tê-lo como cliente para oferecer os serviços de conexão com a internet e obrigatoriamente usar o seu discador. Para aderir e fideliza-lo as ofertas eram das mais diversas, que iam desde e-mail com mais espaço até a promessa de aumento de velocidade, e nos primeiros anos qualquer kb extra fazia muita diferença. Mas o real motivo, acredito eu, era apenas um criar uma grande público consumidor de mídia que poderia ser criada nesta atmosfera, onde posteriormente veio a ser a grande onda de popups e banners espalhados pelo site do portal e seus canais. Quem se destacou nos primeiros anos foi o IG, provavelmente porque divulgava seus serviços de forma que atraia bastante o publico, com o slogam “IG, a internet grátis”, mas isto é assunto para outro artigo.

Falando em IG, lembro do meu primeiro e-mail, não sei se isto era comum mas este e-mail teve o nome de usuário mais dificil que já criei até hoje.

Depois de um ano fazendo pesquisas escolares, conheci o Kazza, a primeira loja virtual, e neste momento a internet começou a fazer parte do meu dia-a-dia, utilizando 30 minutos por dia, pois, ainda sim conexão discada era tarifada como um taxímetro.

2001 – Notícias, navegação e hobby

Bem a essa altura, tendo a home de sites como IG e UOL por causa de seus discadores as notícias só não apareciam mais que as popups destes mesmos portais.

Então descobri um outro uso para a internet, conectar a assuntos do meu interesse. Na época morando em uma casa antiga e grande, havia começado a construir uma maquete de trens miniatura, e os sites de ferreomodelismo acompanhava de perto. Um site que meu pai apresentou era a loja hobbymania que comercializava itens para todos os modelistas, e tinha um amplo catálogo da tão sonhada Frateschi. Ficava um bom tempo navegando, em suas páginas olhando os trilhos, locomotivas e carros de passageiros.

2002 – Primeiro site e possibilidade de protagonizar

Usando o computador desde pequeno, já tinha explorado quase todos os programas do office, desde os sete anos já usava Word, Power Point e Publisher, só não o Excel porque era totalmente contra intuitivo.

Numa tarde qualquer, passou um comercial na Globo falando de um site chamado Kit.net, onde você poderia criar seu próprio site. Nesse momento corri para o computador, acessei o site, fiz meu cadastro, escolhi o modelo e comecei a brincar com essa nova interface. Parecia muito com a experiência do próprio Power Point, com modelos e espaço pré demarcados.

Tinha algumas fotos de trens e maquetes salvas no computador e o ferromodelismo foi a tema do meu primeiro site. Coloquei elas nos espaços reservados e publiquei. Não sei quem desenvolveu, mas era uma interface muito boa para época. Mas, depois que terminei umas 5 páginas, perdi o interesse e deixei o endereço abandonado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Você primeiro!

Inscreva-se e receba em seu e-mail novos conteúdos antes de todo mundo. Conteúdos exclusivos!