Verdadeira Função da Tecla F5

Tecla F5 - Atualizar a páginaQuem navegou utilizando a internet discada,  ainda lembra de todos os problemas que enfrentávamos. Além da lentidão que é marca registrada tínhamos um problema, hoje quase extinto, estou falando da necessidade de apertar a tecla F5 diversas vezes. Este post responde uma dúvida que muitos dos meus alunos me perguntam “para que serve a Tecla F5?”.

Ao pressionar a tecla F5 ou o botão atualizar, é solicitado ao servidor web que reenvie os arquivos presentes na página  atual. Isso não deve ser novidade para ninguém, mas poucos sabem a real necessidade deste botão.

A internet é um ambiente compartilhado, não me refiro a chamada web 2.0 ou a rede P2P, e sim dos serviços de hospedagem de sites, onde a maioria é oferecido como hospedagem compartilhada, modalidade que permite a internet se tornar acessível a qualquer pessoa publicar um site. Quando o navegador de um usuário por excesso de tempo ou conexão lenta,  e para não prejudicar os outros sites que compartilham o mesmo ambiente, é comum que a conexão seja interrompida para evitar que todos fiquem afetados.

Nos tempos de conexão discada onde excesso de tempo era algo extremamente normal, muitos sites não carregavam por completo ou simplesmente nem iniciavam. Forçando o usuário a pressionar o botão atualizar ou a tecla F5 para a pagina carregar o restante do conteúdo. Este real motivo para o a função da tecla F5. Lembrando que estamos falando de navegação da internet, e esta tecla pode assumir outras funções em outros softwares.

Twitter Baleiando

Atualmente não temos mais este problema por tempo de conexão. Um outro erro pode ocorrer algumas vezes quando tentamos acessar um site que fique popular sem estar preparado ou mesmo com grande infraestrutura ao alcançar altos picos de acesso. Quem sofre muito com isso são as redes sociais. O Orkut já foi um destes com o famoso “Bad Bad Server” e hoje temos o twitter, que carinhosamente as pessoas dizem que está “baleiando”, pois, quando acusa o erro ele mostrar um baleia suspensa pelos passarinhos que fazem parte da identidade do twitter.

 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *