Como configurar virtual host no Apache

Nestes últimos tempos devido aos vários projetos em andamento, tive a necessidade de criar vários domínios virtuais em uma unica instalação do Apache. Após, pesquisas e alguns testes sem sucesso cheguei a solução que apresento no artigo. Abaixo está documentado como configurar um virtual host no Apache em Windows, de forma rápida e simples.

Se alguém se perguntou por que Windows? Pois, não são poucos os desenvolvedores web que utilizam o Windows como plataforma. E não abordo o Linux, pois quem domina o Linux como servidor de hospedagem pode dispensar o tutorial.

Configurando um virtual host no Apache

Antes de configurar seu virtual host no Apache você precisa:

  • Servidor Web Apache 2.x
  • Sistema operacional Windows, neste tutorial testado em Windows XP e Windows 7
  • Conhecer um pouco sobre o httpd.conf, arquivo utilizado para configurar o Apache.

Para criar, configurar ou adicionar um domínio virtual (virtual host) ao seu servidor Apache é necessário editar o arquivo httpd.conf. Este arquivo é  responsável pela configuração do servidor web Apache. E também o arquivo host no Windows. Toda vez que acessamos um site, independentemente do navegador, primeiro o sistema operacional  procura a URL em localhost (dentro do computador), após isso percorre os diversos roteadores mundo a fora. Então o que precisamos fazer é adicionar o domínio desejado ao sistema operacional e configurar o Apache para servir este site toda vez que este nome de domínio for solicitado no navegador.

1º Passo – O arquivo httpd.conf

Primeiramente procure em seu arquivo httpd.conf (arquivo de configuração do Apache) a seguinte linha:

#NameVirtual Host *:80

Por padrão esta linha vem comentada abaixo dela adicione:
NameVirtualHost localhost:80

 

Assim você informa para responder por domínios virtuais pela porta 80, porta responsável pela comunicação outros sites na internet. E também configura o dominio padrão, em nosso caso localhost.

2º Passo – Criando / Adicionando virtual host

Ainda no mesmo arquivo você irá adicionar as seguintes linhas e sempre que desejar um novo criar virtual host em seu servidor Apache.

Nas linhas DocumentRoot e <Directory> subtitua o texto entre aspas pelo endereço da pasta do site, durante minhas pesquisas alguns estava tendo problemas devido a barra, portanto de preferência pela barra comum.

Nos campos ServerName e ServerAlias substitua nome-do-dominio pelo nome desejado procure evitar domínios existentes na internet, pois impossibilita você acessar estes sites de forma convencional, tenha por opção apenas o nome do cliente, por exemplo.

3º Passo – Arquivo Hosts do Windows

Agora devemos configurar o arquivo de host, lembrando que isto é valido para configuração de domínio virtual Windows. Sinceramente não efetuei testes em  versões mais antigas do Windows, caso alguém realize testes em outras versões deixe a dica nos comentário que faço um update no post. Utilizando este arquivo dispensa o uso de instalação de servidores DNS.

Abra o arquivo host localizado em C:\WINDOWS\system32\drivers\etc\

No fim deste arquivo adicione o nome do domínio.

127.0.0.1     nome-do-dominio

4º Passo – Para Finalizar

Reinicie o servidor Apache e pronto basta digitar o nome que você cadastrou anteriormente na URL do seu navegador para testar.

Agora você já sabe como instalar e configurar um virtual host no servidor Apache em Windows esta dada a dica qualquer leitor que tiver algo a acrescentar deixe nos comentários.

[UPDATE 27/02/2013] – Você pode conhecer mais sobre este assunto aqui:

http://httpd.apache.org/docs/trunk/vhosts/examples.html

 

Este artigo te ajudou? De uma força para manter o blog no ar!




4 Resultados

  1. Tiago de Souza disse:

    Eu estou acessando o virtual host mas tá abrindo a página do host principal, o que eu faço? eu coloquei o local de destino do virtual host para um diretório diferente do host principal mas ainda continua o problema.

  2. Libério Jr disse:

    Olá, sei q o post é antigo mas estou me aprofundando nessa parte agora e achei seu tutorial.
    O meu problema está em, quando altero alguma informação dentro do arquivo httpd.conf e peço pra reiniciar o servidor ele não reinicia.
    Fix exatamento como descrito acima. o que posso estar fazendo de errado ?

  3. Junior disse:

    Libério Jr.
    Remova a linha , e o servidor vai iniciar normalmente.
    Directory "C:/pasta-dos-sites/pasta-do-seu-site"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *